Dia dos namorados ou Dia do João Dória? (João Dória’s Day?) A verdade ainda que tardia.

Então, só passei para estragar o seu dia dos namorados e falar que ele foi inventado pelo publicitário João Dória em 1949 em uma campanha publicitária para a então loja de departamentos CLIPPER, para aquecer as vendas do mês de junho, considerado um dos meses mais fracos do ano:“Não é só com beijos que se prova o amor” . O fato de ser um dia antes do dia de Santo Antônio é uma mera coincidência. Esse santo é conhecido como santo casamenteiro mas, ao contrário de São Valentin, que foi assassinado por celebrar casamentos no século III d.C., Santo Antônio não fez nada de mais a não ser celebrar casamentos.

O Dia dos Namorados começou a ser celebrado no século III, após a morte do sacerdote São Valentim, executado no dia 14 de fevereiro. Na época, o imperador de Roma, Cláudio II, queria que os homens se alistassem como voluntários para a guerra, mas em função da família e dos filhos, o número de alistamento era muito baixo. Somente os solteiros se dispunham a morrer em combate. Observando isso, o imperador decretou uma lei que proibia os homens de se casarem, sob pena de morte para quem descumprisse a ordem. Adivinha quem descumpriu? Não foi o Santo Antônio!!

E outra, era um dia para ser comemorado pelos casados ou noivos, não namorados…

Portanto, não fique triste. Você já tem uma ótima desculpa para não comemorá-lo. Garanto que seus bisavós nunca comemoraram.

PROTESTE JÁ! Não dê presentes nos dias dos namorados!!! Ou então não gaste um centavo, faça um presente criativo! Duvido!

Aproveite o alívio e responda à enquete abaixo e desfira todo seu veneno. Cheers!

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dia dos namorados ou Dia do João Dória? (João Dória’s Day?) A verdade ainda que tardia.

  1. Dani disse:

    “Qual o problema se eu passar o dia dos namorados sem namorado? Eu não passo o dia do índio com um índio, nem o dia da árvore com uma árvore e, muito menos, o dia de finados com um defunto… ” hehehehehehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s