Veganos, veganismo. Vegan. Entenda

          Veganismo vem de Vegan, corruptela da palavra VEGetariAN. Grupo formado em 1944, por desfiliados do grupo “The Vegetarian Society”.  Os veganos BOICOTAM qualquer tipo de produto de origem animal (alimentar ou não). Abaixo trouxe notícia com link para o canal do STF que fala da alimentação dos veganos, sem produtos animais. Achei interessante pois alimentação deles é “menos cruel”, algo que já havia ouvido de uma bióloga amiga minha. Quem garante que a plantinha não sofre? Bom, após ver um vídeo em que tiram de cães vivos a pele. Comecei a repensar meus hábitos alimentares. Existem documentários que deixam qualquer carnívoro com vergonha de ser chamado de ser humano. Viewer discretion advised.Documentários como Meet your Meat (“Conheça sua Carne“), Earthlings (“Terráqueos”), Chew on This (“Pense Nisso“) e o pioneiro brasileiro A Carne é Fraca, seguido de Não Matarás, têm causado polêmica e de uma forma geral ganhado adeptos em todo o mundo.

 
Sexta-feira, 26 de novembro de 2010TV Justiça: Diversidades fala da alimentação dos veganos, sem produtos animais

Alguns povos da antiguidade acreditavam que ao adotar uma alimentação sem o sacrifício de animais, teriam uma vida superior e o corpo purificado. Atualmente milhares de pessoas no mundo inteiro optam por não comer qualquer tipo de produto que tenha origem animal. Entre as razões, preservar a saúde e também por causa do modo industrial de produção desses alimentos que, segundo os adeptos, submete os animais a um processo extremamente doloroso, do nascimento ao abate. São os chamados veganos, que evitam usar inclusive, vestimentas feitas de bichos e cosméticos que tenham sido testados em animais. O programa Diversidades desta semana traz a história de pessoas que abandonaram todo e qualquer tipo de carne animal, leite, ovos e derivados, e que decidiram por uma alimentação que consideram mais saudável e menos cruel.

Em Brasília, no Distrito Federal, a banda de hardcore “¿Que Pasa Cabrón?” é formada por quatro integrantes, sendo três veganos, e um vegetariano. No programa, eles cantam a música “Pílula Vermelha”, que trata do veganismo. “Meu ponto de vista sobre veganismo é a relação entre o ser humano e a terra. Eu acredito que qualquer animal que está sobre a Terra tem o mesmo direito que nós, de estar livre. E eu acredito que a exploração de um pelo outro é errada”, desabafa Clauber Costa, guitarrista da banda.

Conheça também o dia a dia da família de Simone de Lima. Ela, o marido e os filhos procuram levar uma vida vegana, pela consciência de não maltratar os animais. Há muitos anos, eles aboliram a carne da mesa.

Veja ainda no Diversidades as dicas da culinarista vegana, Marina Corpucci. Ela pesquisa, inventa e adapta receitas sem utilizar produtos animais. No programa, ela prepara uma Lasanha Primavera, com queijo de castanhas.

O programa pode ser visto também no YouTube. Acesse: www.youtube.com/canaldiversidades.com.

Exibições:
Segunda-feira, 22h30; quarta, 11h30; sexta, 20h; domingo, 11h30.

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais, direito e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Veganos, veganismo. Vegan. Entenda

  1. Luis Abe disse:

    Tirar a pele de cães vivos não é nada… Os videos de garotas chinesas massacrando os coelinhos até a morte dos mesmos é muito mais cruel ):
    Rabbit-picture1
    Rabbit-picture2
    Rabbit-picture3
    *Imagens com cenas absurdas*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s