WIKILEAKS. Entenda um pouco sobre.

Na verdade, ‘wiki’ é um termo inapropriado para o wikileaks.  Pronunciado /uíqui/, no idioma havaiano, significa “extremamente rápido”. No jargão da informática, significa um programa colaborativo no qual qualquer pessoa pode colaborar e escrever. O que é o que encontramos na wikipedia, por exemplo, mas não é exatamente o que o wikileaks representa.

Seu fundador é o australiano Julian Assange, editor, jornalista, desenvolvedor de software, ex-hacker entre outros. Mas, ele ficou mais famoso pelo título de ATIVISTA DA INTERNET. O Wikileaks foi fundado em 2006. Ganhou notoriedade por publicar materiais sobre assassinatos no Quênia, despejo de material tóxico na África, procedimentos na Bahia de Guantánamo. Em 2010, ele publicou detalhes confidenciais sobre as ações americanas no Afeganistão e Iraque, imagens realmente chocantes e inéditas que nos levam para dentro do conflito (link abaixo).

Assange roda vários países defendendo a imprensa livre e lutando contra os variados tipos de ditadura, já ganhou muitos prêmios, dentro os quais destaca-se o Prêmio de Mídia da Anistia Internacional em 2009 pela reportagem do Quênia.

Ele foi procurado e preso por supostos crimes sexuais. Foi preso em Londres no dia 7 de dezembro de 2010 e atualmente está sob fiança em prisão domiciliar, aguardando uma possível extradição para os EUA que, segundo ele, pode significar a sua vida. Assange nega essas alegações e diz que são politicamente motivadas.

Abaixo, temos o link comentado e uma pequena entrevista gentilmente cedida pelo futuro economista Antônio Pedro Faria:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=wikileaks%20bunker&rlz=1R2GPEA_pt-BR&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1259&bih=576

“Esse filme foi o começo do sucesso do Assange é assim são dois jornalistas da reuters conversando com insurgentes no iraque e o helicóptero liga pra washington perguntando se pode matar, o pentágono responde que não,  mas o comandante dá ordem pra atirar, matam a maior parte. Chega um carro, um pai+2 crianças pra salvar um deles. Detonam o carro. Os soldados americanos chegam perto e falam pra levar as crianças pra uma base médica, o comandante nega, falando que vão descobrir…que tem que deixar a polícia iraquiana cuidar disso o vídeo era confidencial, mas é o governo matando civis e inocentes e negando isso;  o que ele faz é o seguinte: ele nao pega nada, ele recebe se você passar pra eles. Quem deu os dados das embaixadas foi um soldado que está preso e vai ser julgado em corte militar. Agora, do ponto de vista mais imparcial possível, os EUA estão emputecidos por ser documento confidencial, e o Assange é “militante” que acha que um governo nao deve esconder informações etc;
Eu acho que ele vai se tornar revolucionário no Brasil, porque vai ser um método de denunciar corrupção sem ser rastreado. ” SITE:  wikileaks.org
“A função era receber arquivos confidenciais, com a idéia de que um governo não pode esconder informações já que não é do interesse da maior parte da população. Até aí tudo bem, as primeiras revelações, foram corrupção no Quênia, depois do Quênia esse cara virou um herói, daí vieram acordos militares da Islândia com os EUA. A Islândia achou o máximo, os Estados Unidos, não.

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to WIKILEAKS. Entenda um pouco sobre.

  1. victoro7 says:

    A gente só fica sabendo das cagadas dos EUA assim…
    Esse tipo de pessoa e esses sites devem ser preservados pra gente ficar sabendo das mutretas dos outros.
    Claro que deve existir uma separação daquilo que realmente é fato e das teorias de conspiração que tem por ai. heahaehae

    Soltem esse cara e deixem ele trabalhar heaheahae

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s