Quem é o inimigo? Quem é você? Israel, Turquia e Egito. Primavera árabe. Conflito Iminente? Reportagem The Economist.

Sensacional reportagem da The Economist retratando as atuais conturbadas relações entre Israel, Turquia e Egito. Nesta semana um outro incidente coloca o mundo mais uma vez em alerta para um potencial conflito: o do mundo árabe contra Israel. O primeiro ministro de Israel Binyamin Netanyahu tenta restabelecer e normalizar as relações diplomáticas de Israel com Egito. Infelizmente, este acontecimento foi sequência do ocorrido semana passada entre Israel e Turquia sendo que esta expulsou o embaixador de Israel e cortou as ligações de cooperação militar.

Os israelenses creem em uma conexão entre os dois episódios. Segundo o periódico, as relações entre Israel e Turquia complicaram muito nos últimos três anos principalmente após uma da incursões contra militantes palestinos que matou e feriu centenas de civis. A Turquia também exige um pedido de desculpas e indenização de Israel pela morte de oito ativistas turcos e um turco americano abordo do navio Mavi Marmara em dezembro de 2010.

O Egito possui um acordo de paz com Israel de 30 anos. O inusitado é que a chamada ‘Primavera Árabe’ que vem ocorrendo desde 2005 derrubando ditadores em países como Bahreim, Egito, Síria e Líbia, deixa a incerteza de que certos acordos continuarão a ser cumpridos. Segundo o governo interino que assumiu o controle no lugar de Hosni Mubarak, o acordo continuará sendo cumprido. Os ataques foram em represália a um incidente na fronteira Egito Sinai no qual oito soldados egípcios foram mortos aparentemente por tropas israelenses que estavam perseguindo terroristas palestinos. Os conflitos só não pioraram porque os EUA intervieram.

Hoje, 16 de setembro de 2011, o Brasil finalmente reconheceu a legitimidade do governo rebelde da Líbia, mostrando que há mudanças inexoráveis ocorrendo no mundo árabe que, com certeza, modificaram as relações de poder e cooperação entre os países da região.

http://www.economist.com/blogs/newsbook/2011/09/egypt-and-israel?fsrc=nlw|newe|09-12-11|new_on_the_economist

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, direito e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s