Reitor da PUC fecha a universidade em represália a uma festa. Paulo Freire. Nadir Kfouri. Xico Sá. De um corredor iluminista às trevas. Ato 127.

A total inabilidade administrativa do reitor da PUC, o magnífico senhor reitor Dirceu de Mello, prejudicou milhares de alunos nessa sexta-feira ao decretar o ato 127, suspendendo as aulas do Campus Monte Alegre da PUC-SP em represália a uma festa organizada via Facebook que, teoricamente, teria a participação de mais de 6.000 pessoas. Será mesmo correta a decisão de paralisar as aulas por causa de uma festa? Não deveria o senhor reitor impedir ou controlar o acontecimento da festa, ou o acesso de pessoas, até por questão de segurança? Diga não à festa, não às aulas. Numa universidade , deveria o magnífico senhor reitor fomentar o debate, incentivar a discussão, já que a festa incomodou, mas jamais suspender as aulas. Quantas aulas mais perderão os alunos por inabilidade administrativa? Admira muito uma universidade na qual Paulo Freire lecionou e que, inclusive, homenageou-o inúmeras vezes, não usar suas lições de educação, tolerância e autonomia para transformar uma polêmica em algo construtivo que somaria as diversas opiniões fazendo o papel necessário e essencial que a universidade tem. “Educação é aquilo que permanece quando tudo o que foi aprendido já foi esquecido.” Que saudades, professor.

Soma-se a isso o falecimento Dona Nadir Kfouri, vice-reitora entre 1976 e 1984, aos 96 anos. Dona Nadir, querida e aclamada, tinha a habilidade política de contornar situações muito mais complicadas que essa. Administrou a PUC nos anos de chumbo, com a serenidade e a habilidade de uma real administradora. Fica aqui minha singela homenagem.

Como diria Xico Sá:

“É ruim transformar um corredor universal que se pretende iluminista em um beco das trevas.” link de seu blog abaixo.

http://xicosa.folha.blog.uol.com.br/arch2011-09-11_2011-09-17.html#2011_09-16_03_11_04-161644940-0

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais, direito e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s