Impressora 3D! Aprenda a construir a sua! Células fotovoltaicas impressas em papel! Revolução das Impressoras.

Com uma precisão de 40 mícrons, menos que um cabelo humano, é possível reproduzir praticamente qualquer coisa em 3D que você possa imaginar, inclusive com peças móveis! Como se isso não bastasse, é possível pintar as partes de qualquer objeto com as cores que você escolher! Nesse vídeo do Youtube, reportagem da National Geographic, literalmente é impressa uma ferramenta! A revolução que essa impressora significa é sem precedentes. Imagine um banco de dados com objetos, peças sobressalentes etc, que, quando necessárias são simplesmente impressas! O que mais impressiona é que são peças que podem ser usadas efetivamente e com uma durabilidade excelente.

As possibilidades são infinitas: desde maquetes de prédios a replicas de órgãos humanos ou fósseis, como se vê nessa reportagem da Scientific American.

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=three-3d-printing-how-does-a-printer-make-a-fossil

Como se isso não bastasse, há também a impressora 3D portátil! Imprime 1 cm por hora. É menor do que uma caixa de sapato, pesando 1,5 kg conectada via USB ao seu computador. Incrível!

http://blogs.scientificamerican.com/assignment-impossible/2011/08/01/a-modest-proposal-pocket-3-d-printer/

Aprenda a construir a sua própria impressora 3D. Excelente dica do aluno Lucas Pitaluga, do Anglo Osasco, que, junto com seu irmão, engenheiro mecânico, utilizarão as instruções disponibilizadas no site http://www.reprap.org/wiki/Main_Page para construir a sensacional impressora em 3D!

<iframe src=”http://player.vimeo.com/video/5202148?title=0&amp;byline=0&amp;portrait=0&#8243; width=”400″ height=”320″ frameborder=”0″ webkitAllowFullScreen allowFullScreen></iframe>

E a revolução das impressoras não para por aqui. Imagine que ao invés de uma ferramenta, ou uma peça de carro, você precise de eletricidade. Simples: imprima sua própria usina de energia! Um time de pesquisadores da fascinante M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu a tecnologia. Além de tudo é uma tecnologia barata! Usa papel ou qualquer outro tecido pois usa vapor a uma temperatura menor que 120 graus Celsius. Revolucionário!

 

link para célula fotovoltaica impressa em papel ou tecido

http://web.mit.edu/press/2011/printable-solar-cells-0711.html

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em curiosidades e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Impressora 3D! Aprenda a construir a sua! Células fotovoltaicas impressas em papel! Revolução das Impressoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s