Vladimir Putin: o titã russo. O retorno do político que nunca saiu do poder. A política russa à sua imagem e semelhança. Reportagens ‘The Economist’.

Vladimir Putin(frente), primeiro ministro, e Dimitri Medvedev(fundo), atual presidente.

Reportagem da “The Economist”. Vladimir Putin, ex oficial da KGB, reinventou a política russa à sua imagem e semelhança. Assediou e prendeu oponentes, confiscou seus bens, na mídia e no campo energético. Talvez o caso mais incrível foi o fechamento da Yuko, simplesmente a maior empresa petroleira da Rússia até 2007.

Putin foi primeiro ministro de 1999 a 2000, presidente até 2008 e primeiro ministro de Dimitri Medvedev desde então. Caso Putin, o mais favorito candidato, vença as eleições do ano que vem, a constituição russa – alterada quando ele estava longe do Kremlin – permitirá que ele fique dois mandatos consecutivos de 6 anos cada! Dessa forma Putin ficaria no poder 2024, quando teria 71 anos.

Com o fim da União Soviética, surgiram anomias típicas de uma democracia recente: corrupção, burocracia, desorganização e um rótulo de país em desenvolvimento, embora a ex-URSS já tinha um programa espacial consolidado e sofisticado, além das famosas bombas nucleares da década de 50 que possibilitaram a M.A.D.(Mass Assured Destruction).

Além disso, o fim da URSS também criou milionários da noite para o dia. Um deles é o notório   Mikhail Khodorkovsy, engenheiro que ficou bilionário aos 30 e poucos anos presidindo a maior empresa de petróleo da Rússia: a Yuko. Nem todo o dinheiro de Mikhail conseguiu conter a fúria do titã Vladimir Putin que, não gostando de suas pretensões políticas, prendeu-o e fechou a Yuko em 2007. A acusação foi evasão fiscal e supostos paraísos fiscais. Ironicamente, a Yuko era a maior pagadora de impostos da Rússia.

Recém julgamento da côrte russa entendeu que o fechamento da Yuko não teve pretensões políticas! Os dirigentes da Yuko pedem uma indenização de US$ 100 bilhões. Links abaixo:

http://www.economist.com/blogs/easternapproaches/2011/09/russias-presidency?fsrc=nlw|newe|09-26-11|new_on_the_economist

http://www.economist.com/blogs/easternapproaches/2011/09/yukos

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em curiosidades, documentário e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Vladimir Putin: o titã russo. O retorno do político que nunca saiu do poder. A política russa à sua imagem e semelhança. Reportagens ‘The Economist’.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s