Nirvana: a meteórica fúria grunge. 1987-1994.

Nirvana foi uma banda estadunidense formada em 1987 em Aberdeen, cidade que homenageia em sua placa de boas vindas com os seguintes dizeres: “Come as you are.” Houve algumas formações, mas a mais representativa foi com o vocalista Kurt Cobain, que compôs 99% das músicas, o baixista Krist Novoselic, e o baterista Dave Grohl, que após o Nirvana montou a bem-sucedida Foo Fighters.

Foram apenas 4 álbuns: Bleach (1988)

O primeiro, Bleach foi extremamente influenciado pelo rock pesado do Melvins e do Mudhoney, pelo punk rock da década de 1980, e pelo heavy metal do Black Sabbath da década de 1970.

 O segundo, porém, é o que levou Nirvana a ser o Nirvana. Na minha opinião o melhor álbum da banda, e um de seu mais representativo. NEVERMIND (1991), começa com o sucesso mais representativo do início da década de 90: “Smells like a teen spirit” foi logo um hit; Mas o álbum está cheio de músicas mais interessantes e não tão divulgadas. ‘Drain you’ é uma delas, mantém aquele tom que o álbum tem de ser um rock cuidadosamente distorcido, com letras de revolta, um grito de rebeldia de uma geração que havia se cansado das músicas com letras mais amenas da década de 80 e buscava algo que fosse mais auto-destrutivo, que o próprio movimento grunge veio trazer muito bem.

DRAIN YOU:

One baby to another says
I’m lucky I’ve met you
I don’t care what you think unless
It is about me
It is now my duty to
Completely drain you
A travel through a tube
And end up in your affection

Chew your meat for you
Pass it back and front
In a passionate kiss
From my mouth to yours
‘Cause I like you”

“Stay away” é uma das ótimas músicas desse álbum também.

INCESTICIDE (1992) tem um tom um pouco mais pesado do que o anterior. Na minha opinião, “Dive” é uma das melhores, mas o álbum fica devendo um pouco.

‘IN UTERO’ (1993) volta a ser um álbum maduro, dá para perceber a mudança e o efeito das drogas na voz de Kurt. Infelizmente, ele acabou virando o famoso clichê do Rock’n’roll e sucumbiu. Mostra nas letras também um pouco mais de maturidade e de tédio. Na primeira música já vemos isso em “Serve the servants”:

“Teenage angst has paid off well. Now I’m bored and old.”

Mas, o último álbum vem com excelentes músicas como “Pennyroyal tea” e “Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle”, selecionando dois trechos:

” Sit and drink Pennyroyal tea

Distill the life that’s inside of me…” e  da “Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle”:

“It’s so relieving
To know that you’re leaving
As soon as you getpaid
It’s so relaxing
To hear that you’re asking
Wherever you get yourway
It’s so soothing
To know that you’ll sue me
This is starting tosound the same

I miss the comfort in being sad”

Kurt, viciado em heroína, matou-se em abril de 1994, com um tiro de espingarda. Mais uma baixa do rock para as drogas. Deixou grandes músicas e Nirvana, com certeza, fez parte da biografia de muita gente que curtiu e ainda curte o grunge.

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in curiosidades, dicas culturais and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s