Reflorestamento, desmatamento e consumo de energia. Países ricos, países pobres e refugo ambiental.

Interessante reportagem da “New Internationalist Magazine” sobre os países que mais desmatam, os que mais reflorestam e a ligação com a energia consumida. Aproveitando a apreensão de 40 toneladas de lixo vindas do Canadá, este post é dedicado à reflexão e à relativização de quem refloresta e o que consomem.

A reportagem mostra que o reflorestamento que acontece nos países ocidentais é quase exclusivamente de coníferas, ao invés da necessária biodiversidade, criando os chamados desertos verdes.

Bangladesh, por exemplo, tem pouca alternativa à madeira para suas necessidades energéticas de 4.4 gigajoules (4,400 milhões de joules) . Seu consumo de energia por pessoa é o MENOR DO MUNDO. A Alemanha, por outro lado, refloresta, mas é a terceira maior IMPORTADORA DE ENERGIA DO MUNDO. Os EUA, sozinhos, consomem 25% de TODA ENERGIA DO PLANETA.

Enquanto isso, recebemos lixo do Canadá, da Espanha e ficamos preocupados com sacolinhas de plástico de supermercados. Vergonha.

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s