Fontes históricas on-line. Dicas de Sites. História Oral. Obras completas de graça. Em PDF, e por que não? FERNANDO PESSOA, MACHADO, PAULO FREIRE, LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

Nos sites abaixo é possível encontrar diferentes exemplos de fontes históricas, que vão de documentos oficiais, músicas, imagens, periódicos e obras de arte. São documentos históricos, em grande parte, dos séculos XVII ao XIX, como gravuras de 1612 sobre o ritual antropofágico, descrições antropológicas em alemão e outras curiosidades.

Muitas pessoas relutam à digitalização. Eu, particularmente acho uma grande forma de democratização e de acesso. Talvez às gerações que já nascem com o digital na mão seja mais fácil e natural essa transição ao invés de guardarem livros apenas como peças de museus e não usá-los efetivamente. Pois, guarda-se uma importância histórica, o livro, em seu aspecto material, mas sua verdadeira importância é o seu conteúdo.

http://www.bn.br (Biblioteca Nacional) “Ao inaugurarmos a Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional, temos em mente que este dispositivo indispensável à nossa contemporaneidade informacional comporta mais cuidados do que aqueles normalmente privilegiados pelas políticas tecnocientíficas da memória. A digitalização do impresso implica, de fato, para além da sua dimensão puramente técnica, o tornar visível de toda uma crise das estruturas culturais tradicionalmente centradas no livro e na leitura individualizada.”

Que tal obra completa de Machado de Assis de graça? Em PDF, é claro, e por que não? Insisto que o que falta é UM MEIO adequado e amigável para leitura, que não cansa tanto a visão. É o caso dos dispositivos de leitura que estão surgindo no mercado. Tente antes de criticar, vale a pena (vide reportagens sobre o KINDLE neste blog: https://ricardonagy.wordpress.com/2012/03/30/kindle-touch-3g-chega-ao-brasil-dispositivo-de-leitura-todos-romances-de-machado-por-us-9-99/ )

SENSACIONAL SITE: http://www.dominiopublico.gov.br –> vai desde de FERNANDO PESSOA, MACHADO, PAULO FREIRE, LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA… show!

*****www.dominiopublico.gov.br ‘O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.’

http://www.iohanet.org/ Arquivo Internacional de HISTÓRIA ORAL. Interessantíssimo!!

http://www.cpdoc.fgv.br–>O Centro de Pesquisa eDocumentação de HistóriaContemporânea do Brasil da FGV

http://www.museuhistoriconacional.com.br –>’Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 348.515 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.”

http://www.arquivoestado.sp.gov.br –> ‘Boletim Patriótico de 1932’ e memoriais dos governadores de São Paulo entre outras curiosidades.

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in cidadania, curiosidades, dicas culturais and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Fontes históricas on-line. Dicas de Sites. História Oral. Obras completas de graça. Em PDF, e por que não? FERNANDO PESSOA, MACHADO, PAULO FREIRE, LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA

  1. Pingback: Download grátis de livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp 2014. Leitura digital, Kindle, Ipad e acesso facilitado. Escola do futuro USP. Fontes digitais. | Ricardo Nagy's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s