Titanic: 100 anos. “Not even GOD can sink this ship”…Yes, we can! Timeline da Scientific American. Neoliberalismo e pós depressão.

A exemplo do famoso play with words: God is dead. Nietzsche / Nietzsche is dead. God; Titanic ainda inspira medo e consternação. A ironia dos acontecimentos e de toda a mídia gerada em torno faz esse tópico ainda muito popular mesmo 100 anos depois.

Toda a mística criada em torno do navio que era impossível de afundar (‘UNSINKABLE’), ou toda a arrogância da máxima ‘Not even God can sink this ship’ tornaram, ironicamente o acidente ainda mais grave. Um grande golpe no ego da humanidade, mostrando a sua fragilidade e suscetibilidade. Guardada as devidas proporções, o Zeitgeist, ou sentimento da época , por conta dos grandes acontecimentos do início do século XX, assemelhou-se a períodos de transição como o que ocorreu entre RENASCIMENTO e BARROCO, isto é, toda a pujança tecnológica, os expansionismos, o American Dream, isto é, toda a arrogância da  locomotiva de conquistas humanas da época pré 1929 (Titanic afundou em abril de 1912) se assemelham às grandes conquistas do século XVI, isto é, do Renascimento. Estas caem por terra (ou vão por água abaixo?) sequencialmente e culminam em um período pós 29, que não à toa, é chamado de Grande Depressão Econômica, de retração e de inconformismo, assemelhando-se ao seiscentismo, ou Barroco. Inclusive com sentimentos da época muito semelhantes aos da idade média, como o sujeito cindido.

De qualquer forma, não foi só o grande golpe no ego da humanidade exaltada de 1912 que o Titanic representa. Ele representa também a consternação, o inconformismo e a impotência humanas tomadas de assalto. Talvez, por isso, ainda hoje causa espanto.

Abaixo o link para interessante reportagem em formato de ‘timeline’, linha do tempo, retratando a saga do Titanic. Navio este que ainda chama tanta a atenção

Titanic Timeline, 1909-2012 [Interactive]

From the great ocean liner’s construction to its sinking to its discovery on the ocean floor, the key moments in theTitanic‘s history. See our full centenary coverage here

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s