Bacalhau: veja, pela primeira vez, a cabeça do bacalhau. Entenda.

O bacalhau é classificado em cinco espécies de peixe seco e salgado a saber: Cód (Gadus  Morhua), Cod (Gadus Macrocephalus), Saithe (Gadus Virens ou Polachios Virens), Ling (Molva Molva), Zarbo (Brosme Brosme) e Cód Gadus Macrocephalus.

A maior parte do bacalhau importado pelo Brasil é originário da Noruega, mais precisamente da região ao noroeste do Mar da Noruega, onde se destaca o Mar de Barents.

Com o intuito de prolongar a validade do peixe seco e salgado, os pescadores, após a pesca realizam a salga na salmoura, que na prática prolongará seu consumo, da mesma forma que é feito aqui no Brasil com o charque (carne bovina).

A salga  é feita com água hidratada e salmoura, após o peixe ser aberto, eviscerado e lavado. Após a salga, os peixes são colocados para a secagem, para, posteriormente serem armazenados até o momento do consumo final.

A viagem de navio para o Brasil dura de duas a três semanas. O bacalhau, após a salga, tem validade de aproximadamente 1 ano.

O principal motivo da manutenção e armazenagem do bacalhau após a SALGA é o período de reprodução no Arquipélago de Lofoten na Noruega é de janeiro a abril, e o consumo no mundo todo se faz ao longo do ano inteiro.

Quem já viu enterro de anão? Filhote de pomba? Salário adiantado? Bom, pelo menos cabeça de bacalhau você já viu…

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s