A Dama de Ferro, Margaret Thatcher. Filme com Meryl Streep. Liberalismo, privatizações e redução de serviços sociais.

O filme é um documentário ficção, brilhantemente interpretado por Meryl Streep sobre a vida da primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro do Reino Unido (1979-1990). O filme traz uma dama de ferro já idosa e atormentada pelas alucinações do falecido marido, que a faz ‘companhia’ e com que os outros questionem sua sanidade. A exemplo de outro filme com Meryl Streep, ‘As Horas’, ‘A Dama de Ferro’ traz flashbacks da vida de Tatcher, desde o início de seu trabalho como filha de um comerciante politizado, até sua renúncia como líder do partido e primeira-ministra em 1990.

Destaques para cenas contemporâneas de seu governo durante o filme. Acaba sendo um filme documentário muito interessante de ser visto.

Seu governo foi marcado por programas rigorosos para inverter a crise da economia britânica mediante a redução da intervenção estatal e a implementação de um programa de privatização. Os principais postulados foram o liberalismo e o monetarismo estritos. Também reduziu os serviços sociais e, reduzindo o poder dos Conselhos de Salários (Wage Councils), praticamente aboliu o salário mínimo – só restabelecido em 1999 por Tony Blair.

A ocupação soviética no Afeganistão, em 1979, foi duramente criticada por Tatcher, fato que estremeceu as relações entre a ex-URSS e Reino Unido até hoje. A referida ocupação é retratada em outro filme, o ‘Jogos de Poder’, link abaixo, também vale a pena conferir. Cheers.

link para o post que contém ‘Jogos de Poder’:

https://ricardonagy.wordpress.com/2011/04/03/analise-xenofobia-especialmente-contra-o-mundo-arabe-eua-libia-rebeldes-intervir-ou-nao-afeganistao-1978-ex-urss-rambo-iii-turquia-e-sua-entrada-na-ue/

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A Dama de Ferro, Margaret Thatcher. Filme com Meryl Streep. Liberalismo, privatizações e redução de serviços sociais.

  1. ricardonagy disse:

    Reblogged this on Ricardo Nagy's Blog and commented:

    Um filme interessante que retrata a fase…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s