Cubismo. Guernica em 3D. Arte digital. Artistas de luz.

O cubismo foi um movimento artístico do início do século XX, sendo Pablo Picasso um de seus fundadores com um quadro de 1907, Les Demoiselles d’Avignon, com evidentes referências a máscaras africanas. Usavam-se formas da natureza por meio de figuras geométricas representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter compromisso com a aparência real das coisas, havia uma atitude de decompor os objetos. O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

Nesse vídeo há uma representação de Guernica em 3D, o que me faz refletir na computação gráfica como possibilidade de manifestação artística e de como ela será armazenada e divulgada para o grande público. Com certeza a nossa concepção de museu mudará muito.

Outros meios artísticos também são muito intrigantes, como é o caso do festival ocorrido na Alemanha ‘Resonate’, uma instalação interativa de luz e som, em 2012, Frankfurt. Link: http://luminale2012.fh-mainz.de/en

Abaixo Guernica em 3D! Muito interessante. Cheers.

 

Mais informações, link sugerido: http://www.metmuseum.org/toah/hd/cube/hd_cube.htm 

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s