EU ou MIM? Mim quer conjugar…ou não… Singela explicação de Cegalla entre EU…ou MIM??? Explicação em 2 passos.

entremimevocê1) Use ‘mim’ depois de ‘entre’, ‘sem’, ‘até’, enfim… depois de preposição:

Ela sentou-se entre mim e Lúcio.

Ele estava entre Nair e mim.

Podes viver sem mim, não posso viver sem ti. (Ó dinheiro, por que foges de mim?)

O estrondo chegou até mim.

2) Eu ou mim?

Observe:

Ele deu o livro para mim.

Ele dera o livro para eu guardar. [e não: para mim guardar.]

Não é difícil, para mim, ir lá. [=Para mim não é difícil ir lá.]

Fizeram tudo para eu ir lá.

Não vá sem mim. Não vá sem eu mandar.

RESUMO: emprega-se EU quando for SUJEITO de um verbo no infinitivo. Traduzindo: use EU quando conjugar uma ação/estado.

‘entre você e eu’ é só naquela música… licença poética, ok? Cheers!

 

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in curiosidades, dicas culturais and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

