Download grátis de livros obrigatórios da Fuvest e Unicamp 2014. Leitura digital, Kindle, Ipad e acesso facilitado. Escola do futuro USP. Fontes digitais.

Resistências à parte, é inegável que a leitura em meios digitais veio para ficar e para democratizar o acesso à leitura. Nada mais justo que você carregue uma biblioteca inteira debaixo do braço. As questões de direitos autorais não só são resolvidas com o barateamento de acesso ao livro (ou melhor, obra), quando há o pagamento direto ao autor, ou com a possibilidade de o leitor pagar apenas pelo capítulo que o interessa (há ainda a novidade da locação de leitura, disponibilizada por tempo determinado…e por que não?).

kindle4

Em época de provas nas faculdades, por exemplo, é muito comum faltarem livros. Muitas bibliotecas americanas e europeias já fornecem o Kindle para seus frequentadores. Assim, ao invés de o leitor manusear o exemplar, ele solicita a obra e ela fica disponibilizada sem fio, para quantas pessoas forem necessário. Quando finalizada a leitura, o aparelho é devolvido. Isso facilita o acesso também de obras raras cujo manuseio é restrito. Afinal, o que importa de fato é o conteúdo do livro.

O Kindle está à venda no Brasil por R$ 299,00. Aí a pergunta: qual é a vantagem? Simples: ele SÓ SERVE PARA LER e não tem iluminação backlight. Assim ele cansa menos a visão e você pode por exemplo ler sob o sol. Claro que um Ipad é infinitamente mais sofisticado etc. Mas, pelo fato de o Kindle ter um custo bem mais reduzido, é muito mais provável que você o carregue para todo lugar (nos EUA custa por volta de US$ 60.00). Como ele só serve para ler você não vai se distrair. Cabe por volta de 1.100 livros e o melhor: a bateria dura 1 MÊS!

fuvest 2014

Neste site da Universia.com é possível baixar 6 das obras  exigidas em PDF. Trata-se de um projeto da Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, da Escola do Futuro da USP, permitido apenas para fins educacionais. <http://www.bibvirt.futuro.usp.br&gt; <bibvirt@futuro.usp.br>.

Há também outros sites interessantíssimos como a BIBLIOTECA NACIONAL; o DOMÍNIO PÚBLICO entre outras fontes incríveis, e de graça. Link para as fontes:

https://ricardonagy.wordpress.com/2012/04/17/fontes-historicas-on-line-dicas-de-sites-historia-oral-obras-completas-de-graca-em-pdf-e-por-que-nao-fernando-pessoa-machado-paulo-freire-literatura-infantil-brasileira/

A incrível possibilidade de acesso a obras raras é muito sedutora. Na câmara dos deputados, por exemplo, há um acervo incrível disponibilizado. Há, por exemplo, o diário da viagem de um Matemático/Cartógrafo documentando os rios de Mato-Grosso a São Paulo de 1780 a 1790. Enjoy.

https://ricardonagy.wordpress.com/2011/06/19/obras-raras-diario-da-viagem-do-dr-francisco-jose-de-lacerda-e-almeida-pelas-capitanias-do-para-rio-negro-matto-grosso-cuyaba-e-s-paulo-nos-annos-de-1780-a-1790/

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in cidadania, curiosidades, dicas culturais and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s