Irrigação por gotejamento 2. Parte externa.

maio 2013 021

Dessa vez, montei um sistema na parte externa da casa, utilizei gotejadores simples e duas fitas gotejadoras adaptadas (foto) para microtúbulos.

maio 2013 035

Com relação às garrafas PET, e outros vasos adjuntos, descobri – depois de montado, é claro – uma maneira mais simples com ‘Ts’ de  microtúbulos, o que economizaria os microtúbulos e os furos no cano maior que, devido à pressão, pode causar um pouco de vazamento, solucionado com fita branca de cano. Nas garrafas PET plantei sementes mesmo e estão, pouco a pouco, crescendo. Rúcula e Alface são as mais fáceis de se cultivar. Segundo orientação, são necessárias ao menos 5 horas de sol por dia para as hortas. Como estamos no inverno, tive um pouco mais de dificuldade por conta de o sol estar incidindo em partes diferentes da casa, mas com esse jardinzinho vertical de garrafa PET fica fácil mudar.2 vasos maiores. Assim, o microtúbulo se encaixa diretamente na fita gotejadora sem a necessidade de um cano maior de 3/4.

Novamente utilizei uma peça de máquina de lavar roupa acoplada à torneira e o fio ligado a um timer. Fuciona muito bem e é barato. Uma solução simples para não ter mais que se preocupar em regar as plantas e ter apenas – ou principalmente – o prazer estético, aromático etc, o que, na cidade de São Paulo é muito bem-vindo. Enjoy.

maio 2013 023 maio 2013 025 maio 2013 027 maio 2013 016

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in curiosidades and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Irrigação por gotejamento 2. Parte externa.

  1. Pingback: Irrigação por gotejamento 3: colhendo os frutos. Uva Santa Helena, Marianeira e lágrimas de Cristo. Jardim na cidade. | Ricardo Nagy's Blog

  2. Pingback: Garrafa PET para captar água de chuva com irrigação por gotejamento. Meio ambiente. Sustentabilidade. | Ricardo Nagy's Blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s