Por que a gasolina no Brasil é tão cara? Entenda.

petróleo bandeiraSomos autossuficientes em petróleo, mas isso não significa preços mais baixos. Entenda o porquê.

1) Em primeiro lugar, impostos. Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, mais da metade do preço do litro. Nada que manifestações não resolvam. Um detalhe para quem não sabe: o IGF (Imposto sobre Grandes Fortunas) é um tributo previsto na constituição, mas que NUNCA FOI IMPLEMENTADO! Basta vontade política, ou pressão da população.

2) A Petrobrás não é totalmente do governo. É uma Sociedade de Economia Mista. Resumindo: O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo Estado. Mas, como não é totalmente do governo, os acionistas exigem que seja altamente lucrativa, isto é, forçam ao máximo para ter o maior preço que o mercado aguenta. (só para esclarecer, há 2 tipos de ação: ordinária(direito a voto na administração) e preferencial (ações que qualquer um compra e lucra ou perde). Por isso a Petrobrás cede aos clamores dos acionistas e busca lucro máximo.

3) A gasolina brasileira não é 100% gasolina! O governo pode exigir que o percentual varie de acordo com a necessidade da economia. A lei determina que o percentual de etanol na gasolina varie entre 20% e 25%. Recentemente (01/05/2013) o governo anunciou o aumento para 25%. Motivo: fomentar a produção de etanol no Brasil e diminuir a importação de gasolina. Teoricamente isso acarretaria em uma diminuição do preço da gasolina nos postos, certo? Não, de acordo com o Ministro da Fazendoa Guido Mantega, pois a medida visa estimular a produção e beneficiar a indústria sucroalcooleira e química. Em suas palavras:

“O objetivo principal dessa redução é viabilizar condições para que o setor faça mais investimentos. (…) Não quer dizer necessariamente que o produtor vai repassar para o preço”, disse. Segundo ele, o objetivo é incentivar a alta da produção, e “reduzir preço a partir de mais oferta”. Guido Mantega. 01/05/2013.

Quer dizer: a diminuição do preço da gasolina também depende da benevolência da indústria sucroalcooleira. (?!) Lembrando que, quando há tempestades na Índia – que  deixam a exportação de etanol atraente para países afetados, ou falta de açúcar no mercado externo – que deixa a exportação de açúcar mais atraente do que transformar a cana em álcool – ou ainda pressão da indústria sucroalcooleira para aumento dos preços e aumento de seus lucros, somos nós, consumidores, que sofremos.

4) Houve um grande aumento do número de carros nos últimos anos, o que aumentou a demanda por combustível, deixando o setor ainda mais sensível a qualquer uma dessas variantes citadas.

5) Entressafra de cana: os preços do álcool são afetados pelo período de entressafra da cana-de-açúcar e pela redução da produção das usinas, que preferem aumentar a fabricação de açúcar devido à alta da cotação internacional do produto (por isso Mantega zerou as alíquotas de PIS e COFINS do etanol para incentivar as indústrias).

6) Autossuficiência? Não somos de fato autossuficientes. O petróleo que extraímos tem densidade média ou pesada. Nossas refinarias foram construídas na década de 70 para refinar o petróleo leve do Oriente Médio. Em outras palavras, o petróleo que extraímos não nos serve totalmente. Então, o paradoxo, exportamos laranja para importar suco, exportamos o nosso petróleo e importamos o do Oriente Médio – sujeito a variações de preço por instabilidades econômicas, guerras etc.

É isso. Enjoy.

fontes:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/05/percentual-de-alcool-na-gasolina-sobe-para-25-nesta-quarta.html

http://www.rondoniaovivo.com/noticias/petrobras-por-que-o-combustivel-e-tao-caro-no-brasil/74026#.UgrKN9Iskuc

http://blogs.estadao.com.br/jornal-do-carro/por-que-a-gasolina-e-cara/

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/56223_POR+QUE+O+COMBUSTIVEL+ESTA+TAO+CARO

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-brasil,com-reajuste-preco-da-gasolina-no-brasil-sera-51-maior-que-nos-eua,142293,0.htm

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/01/mistura-de-etanol-na-gasolina-aumenta-de-20-para-25-a-partir-de-hoje.htm

http://super.abril.com.br/cotidiano/tudo-voce-queria-saber-pre-sal-619488.shtml

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in cidadania, curiosidades, dicas culturais, direito and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

9 Responses to Por que a gasolina no Brasil é tão cara? Entenda.

  1. Leonado Berenguer Asiatico says:

    eh por essas e por outras que admiro mto vc, sempre colocando coisas para aumentar o conhecimento das pessoas a sua volta abrss

  2. Ruben says:

    Parabéns pelo post!

  3. VIU AÍ? NÓS É QUEM PAGAMOS A CONTA!!!!!! 😡

  4. é sempre assim!!!!

  5. hideraldo de santa rosa rs says:

    TUDO BEM: DA PARA ENTENDER O REFINO, A QUESTÃO DO ÁLCOOL, A IMPORTAÇÃO DO PETRÓLEO DO ORIENTE MÉDIO SEUS RISCOS, OSCILAÇÕES, GUERRAS ETC. MAS…PORQUE O GOVERNO BRASILEIRO NÃO ABRE MÃO DESSES 57% DE IMPOSTOS??? NÃO PODERIA AO MENOS BAIXAR PARA UNS 40%??? ISSO JÁ PODERIA DAR UM DECRÉSCIMO DE UNS DEZ A DOZE POR CENTO NO PREÇO DO COMBUSTÍVEL, NOS FRETES, EM TUDO… O FATOR QUE MAIS AFETA O PREÇO DO COMBUSTIVEL É ESSA CAVALAR CARGA TRIBUTÁRIA. E PARA QUE??? PARA ENCHER MEIA E CUECA DE POLITICO LADRÃO??? FAÇAM-ME O FAVOR…

  6. hideraldo de santa rosa rs says:

    não resolve nada subir salario como todo mundo pede: Não tenho dúvida que um preço mais justo ( mais baixo) dos combustíveis, forçaria para baixo quase todos os outros preços facilitando a produção, oferta, e daria escolha ao povo, pois escolha de preço justo, é algo que não temos em nosso pais. voce tem dez produtos similares mas todos com o mesmo preço, o mesmo cartel… o governo tem na mão essa chave, mas insiste em não abrir essa porta…PORQUE PAGAMOS MAIS CARO A GASOLINA QUE A ARGENTINA????? QUE O CHILE???? CARACA! OS AMERICANOS GASTAM 50 VEZES MAIS COMBUSTIVEL QUE OS BRASILEIROS, NO ENTANTO PAGAM QUASE A METADE DO PREÇO!!!

  7. ricardonagy says:

    Reblogged this on Ricardo Nagy's Blog and commented:

    Em momentos de crise, sempre é bom termos parâmetros para refletir…

  8. jofran says:

    O Brasil foi vendido faz tempo, por isso é que pagamos tão caro por tudo!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s