Exoesqueleto humano. Auxílio para locomoção. Ciborgue. Pessoa com derrame consegue subir escadas.

cyberdyne-hal-suit-darkO professor Sankai da Universidade de Tsukuba no Japão há mais de 20 anos estuda o uso de exoesqueleto para humanos. Ele conseguiu desenvolver um modelo que pode auxiliar quem tem mobilidade reduzida ou mesmo fortalecer quem não tem nenhum problema.

A tecnologia em si não é novidade. Já relatei aqui neste blog o uso de exoesqueleto em tecnologia de guerra, mas o interessante agora é o uso para ajudar seres humanos com mobilidade reduzida, como é o caso do senhor Fukushima, 74 anos, que, por conta de dois derrames, não pode andar, mas com o uso do exoesqueleto foi capaz de subir uma escada!

robot suit hal

O membro auxiliar híbrido do Doutor Sankai capta os sinais elétricos enviados pelo cérebro ao músculo e faz os mesmos movimentos de andar ou de movimentar os braços, por exemplo.

Já é possível fazer um leasing do equipamento por volta de US$ 2.000,00 por mês. Vamos torcer para que essa tecnologia seja popularizada em breve. Com certeza auxiliará muito aqueles que têm problemas para se locomover como também outros que necessitam de uma ajuda para cuidar de outros seres humanos. Enjoy.

Link para o vídeo:

link para a firma japonesa:

CYBERDYNE Inc. is a venture firm aiming to utilize accomplishments by Prof. Sankai and his laboratory at University of Tsukuba.

We strongly believe that technologies should be designed for the benefits of humankind. We will be focusing on strong R&D and will introduce very new products and services to the society.

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em curiosidades e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s