Restos mortais de João Goulart chegam à Brasília para exumação. Ditadura nunca mais. Democracia, Justiça e República.

JangoOs restos mortais do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964, chegaram à Brasília e receberam na quinta-feira 14.11.2013 homenagem de chefe de Estado, que lhe havia sido negado pelo governo militar. Jango morreu (ou foi morto?) no exílio na Argentina em 1956, teoricamente de infarto. A exumação visa exatamente tentar descobrir a causa mortis. Porém, muitas dúvidas pairam no ar, não se sabe se o corpo que está lá é, de fato, de Jango – é um dos objetivos da exumação. De qualquer forma, é um gesto que reforça nossa democracia e enriquece-nos enquanto nação pelo respeito que encerra.

expresidenteJoa_oGoulart3“Hoje é um dia de encontro do Brasil com a sua história. Como chefe de Estado da República Federativa do Brasil participo da recepção aos restos mortais de João Goulart, único presidente a morrer no exílio, em circunstância ainda a serem esclarecidas por exames periciais”, disse a presidente Dilma Rousseff em sua conta no Twitter.

“Essa cerimônia que o Estado brasileiro promove hoje com a memória de João Goulart é uma afirmação da nossa democracia. Uma democracia que se consolida com este gesto histórico”, acrescentou Dilma.

Nada mais oportuno no dia de hoje, feriado em homenagem à proclamação da República, que reflitamos o nosso papel de cidadão. Na foto, uma emocionada viúva, que nunca imaginou algo do tipo ser possível. Ao lado dela, políticos que, por mais que as pessoas sejam contra ou a favor, são parte da nossa história atual. Cabe a nós fiscalizá-los, cobrá-los e escolhê-los da melhor forma possível.

  Um povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la. Cheers.

 

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, direito e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s