Cotas. O legado da escravidão. Desempenho. Sensacionalismo. Reportagem ‘The Economist’ e ‘Folha’. ‘Jim Crow Laws’. Somos os 10%!

Ricardo Nagy's Blog

jim crow help wantedjim crow lawsjim crow help wanted 2Interessante reportagem da ‘The Economist’ sobre o sistema de cotas no Brasil: ‘Affirmative Action in Brazil. Slavery’s Legacy.’ Comparando a notícia da Folha do dia 28/04/2013, ‘Cotistas têm desempenho inferior entre universitários’, chamou-me a atenção as duas manchetes e a discussão sobre o sistema meritocrático ou por cotas.

A reportagem da ‘The Economist’ afirma que os cotistas, estatisticamente, têm menos faltas nas aulas, abandonam menos os cursos e, mesmo a reportagem da manchete sensacionalista da ‘Folha’ mostra que os universitários que ingressaram por meio de ações afirmativas tiraram em média uma nota inferior em torno de 9,3% em relação aos outros egressos (as notas dos estudantes do sexo feminino costumam ser 10% maiores que as do sexo masculino). O que chama a atenção é o poder formador de opinião distorcida e parcial que uma manchete sensacionalista como essa pode ter. Nessa mesma reportagem o tom é bem…

Ver o post original 389 mais palavras

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais, direito, raça e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s