Irrigação por gotejamento 3: colhendo os frutos. Uva Santa Helena, Marianeira e lágrimas de Cristo. Jardim na cidade.

Setembro Outubro Novembro 2013 543

Uva plantada em um pequeno espaço no canto de minha garagem. Irrigada por fita gotejadora.

Sair de casa para trabalhar e colher uma uva na pequeno jardim de sua garagem não tem preço! Há algum tempo relatei neste blog minha experiência com irrigação por gotejamento e o sistema simples, eficaz e barato de irrigação por gotejamento automática, utilizando uma peça de máquina de lavar roupa e um timer. Pois bem, agora começo a colher seus frutos, literalmente, e flores.

Como não tenho tempo nem paciência de regar as plantas todos os dias, foi só o trabalho de regular as torneirinhas e o timer para solucionar a questão da irrigação. Funciona bem, tem uma ótima confiabilidade e, depois de poucas regulagens da vazão da água, fica tudo automatizado e pronto. Estou usando esse tipo de irrigação há mais ou menos 3 anos. A manutenção é mínima e obedece ao desgaste natural da exposição ao sol, chuva, pequenos vazamentos etc. Nada muito trabalhoso, pequena manutenção. (os links abaixo dão mais informações)

Setembro Outubro Novembro 2013 552

Lavanda, boldo japonês, lírio da paz, jiboia e outras

Setembro Outubro Novembro 2013 550

Lágrimas de Cristo na primavera (nov 2013)

Setembro Outubro Novembro 2013 549

Marianeira. ou fruto do sabiá. A planta número 1 dos passarinhos.

Setembro Outubro Novembro 2013 548

Marianeira ou fruto do sabiá. Apropriada para projetos de revegetação.

Setembro Outubro Novembro 2013 553

Barbas de Moisés. Irrrigação por gotejamento.

A irrigação pode ser também um pouco mais difusa, com um aspersor. No caso dessas variadas plantas ao lado, utilizei um aspersor pendurado acima delas, suficiente para regá-las todas.

Uma dica de planta para pequenos espaços é a lágrimas de Cristo: fácil de cuidar, precisa de bastante água por conta de suas folhas largas, mas, na primavera ficam esse espetáculo. Caem todas as folhas no inverno, o que aumenta ainda mais o contraste na primavera.

Se você gosta de passarinhos, então a dica é a Marianeira, essa planta que dá esses frutos alaranjados, várias vezes ao ano. É, na verdade, uma árvore de pequeno porte, rústica e resistente, ideal para projetos de revegetação. Nunca tinha conseguido tantas frutas, talvez pelo fato de a irrigação ser irregular. Apesar de ser uma árvore, ela vai muito bem em vasos pequenos e dá flores e frutos o ano inteiro, praticamente. Recomendo.

Agora, se você está interessado mais em plantas ornamentais de sombra, as famosas umbrófitas, aquelas que ficam na garagem de sua casa, por exemplo, recomendo a Palmeira Liquala. Apesar de ser uma planta bastante cara – uma planta pequena chega a custar R$ 200,00 – ela exige pouca manutenção e pode ser colocada em canteiros de garagem, como fiz. Junto à ela coloquei a parreira da uva Santa Izabel (a primeira foto). Muito saborosa! Cheers.

Setembro Outubro Novembro 2013 557

Palmeira Liquala e Parreira da Uva Santa Izabel. Abaixo, uma fita gotejadora: simples e barato.

Links para os outros posts e dicas sobre irrigação por gotejamento.

Irrigação por gotejamento, método barato com garrafas pet e irrigação com peça de máquina de lavar roupa:

https://ricardonagy.wordpress.com/2013/05/09/irrigacao-por-gotejamento-automatica-e-com-garrafa-pet-metodo-caseiro-barato-para-manutencao-de-plantas/

Irrigação por gotejamento 2, parte externa. Fita de gotejamento:

https://ricardonagy.wordpress.com/2013/05/22/irrigacao-por-gotejamento-2-parte-externa/

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduado em Direito Processual Civil e em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado em Letras Inglês/Português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais, meio ambiente, saúde e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Irrigação por gotejamento 3: colhendo os frutos. Uva Santa Helena, Marianeira e lágrimas de Cristo. Jardim na cidade.

  1. Pingback: Garrafa PET para captar água de chuva com irrigação por gotejamento. Meio ambiente. Sustentabilidade. | Ricardo Nagy's Blog

Deixe um comentário