Compostagem doméstica. Adubo orgânico. Como fazer. Prefeitura de São Paulo distribui 2.000 composteiras.

É possível fazer uma composteira doméstica de baixo custo para adubar suas plantas e diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros. São necessárias 3 caixas de plástico empilhadas e bem tampadas, mas com furos nos fundos para haver comunicação entre elas, além de minhocas (geralmente as do tipo ‘californianas’), ou então apenas folhas secas de plantas.

A caixa de cima comporta os resíduos orgânicos do dia a dia, como restos de frutas, verduras e legumes (cítricos não são recomendáveis). Quando fica cheia, desce um degrau e passa a ser a do meio, enquanto que a última armazena o ‘xurume bom’ que é o adubo das plantas.

compostagem como fazer 2

Para quem não tem muito tempo, mas gosta de plantas e quer ter um jardim em casa com pouca manutenção e ter o prazer de colher diversos temperos, alface, rúcula e couve (até mesmo uva!), como eu, sugiro a leitura dos meus outros posts em que ensino a fazer irrigação por gotejamento automática bem barata.(clique aqui)

compostagem 1A prefeitura lançou um projeto que vai distribuir 2000 composteiras com o objetivo de reduzir o lixo orgânico da cidade levado aos aterros. Caso queira participar, é só entrar no link abaixo e se cadastrar. Cheers!

“Prefeitura lança projeto inédito de compostagem doméstica

Fase inicial distribuirá 2.000 composteiras em toda a cidade. Processo permite reaproveitar resíduos orgânicos na forma de adubo. Objetivo é reduzir a quantidade de resíduos enviados aos aterros” 

 link vídeo da prefeitura:

<p><a href=”http://vimeo.com/98266856″>video COMPOSTA SÃO PAULO</a> from <a href=”http://vimeo.com/compostasaopaulo”>Composta S&atilde;o Paulo</a> on <a href=”https://vimeo.com”>Vimeo</a&gt;.</p>

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais, educação, meio ambiente e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s