Paredes autolimpantes e despoluidoras do ar. Dióxido de Titânio em tintas de paredes. Fotocatálise. Tese do Eng. Civil Aécio de Miranda Breitbach. UFSC.

Dióxido de TitânioInteressante tese do mestre Engenheiro Civil Aécio de Miranda Breitbach, MsC, UFSC demonstra que a adição de dióxido de titânio nanométrico em tinta para pintura externa, ao ser exposta à radiação UV, causa fotocatálise que neutraliza o crescimento de algas, fungos, bactérias etc na parede, enquanto cria um filme de água que impede a aderência de componentes orgânicos e inorgânicos, criando uma superfície limpa.

Ademais, quando o Dióxido de Titânio (TiO2) é exposto a uma radiação ultravioleta (UV), é capaz de gerar radicais de hidroxilas (OH-) que degradam compostos tóxicos, reduzindo sua concentração no ambiente.

Cheers.

Link para o PDF do Eng. Civil Aécio de Miranda Breitbach, MsC, UFSC:

http://ibape-sc.com.br/wp-content/uploads/Incorpora%C3%A7%C3%A3o-de-TIO2-em-tinta-para-obten%C3%A7%C3%A3o-de-propriedades-auto-limpante-e-despoluidora-%E2%80%93-Paper_120.pdf

About ricardonagy

Bacharel Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
This entry was posted in cidadania, curiosidades, dicas culturais, meio ambiente and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s