Palavras em Tupi no nosso dia a dia. Ibirapuera. Anhanguera. Tietê. Ubatuba. Peruíbe. Ipanema e outras curiosidades. Será que a garota de Ipanema era catinguenta?.

marã-pe nde rera?

Ricardo Nagy's Blog

O tupi foi a primeira língua oficial da nossa terra. Daí a sua importância e frequência na denominação de lugares e coisas. O estudo da origem dos nomes de lugares é chamado de Toponímia (Tópos: do grego, lugar); já o estudo da origem das palavras em geral é Etimologia (Étymos: do grego, real, verdadeiro). É possível fazer a disciplina de Toponímia na USP como ouvinte ou como aluno especial, isto é, sem vestibular, e com direito a certificado. Já a cursei e é uma disciplina muito curiosa e interessante. Já Tupi, tive aulas com o excelente professor, doutor, Eduardo de Almeida Navarro, cujo livro pela editora vozes: Método Moderno de Tupi Antigo, recomendo muito. Possui desde a gramática do tupi que, originalmente, era uma língua meramente oral, textos e cartas de Jesuítas em Tupi até questões culturais dos primeiros habitantes daqui. Aí vão algumas toponímias, etimologias e curiosidades dessa língua.

Ver o post original 512 mais palavras

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s