Irrigação por gotejamento: automática e com garrafa PET. Método caseiro barato para manutenção de plantas.

062086

Viver em São Paulo e não ter plantas é, no mínimo, insalubre. Mas tê-las só como mais um trabalho também não é viável.

Depois de muita pesquisa consegui achar 3 métodos baratos e viáveis de irrigação por gotejamento: automático e com garrafa PET.

O automático você pode facilmente achar no Youtube.

Mas é bem simples: você vai precisar de uma peça de máquina de lavar roupa (aquela que libera a água para a máquina), por volta de R$ 35,00 e um timer mecânico, por volta de R$ 26,00 + canos e acessórios que dependem de quantos vasos e/ou canteiros.

Bem, a primeira foto mostra a peça da máquina em amarelo. Adaptei as mangueiras e o liguei a um Timer mecânico. Pronto! Você programa o timer, no meu caso a cada 4 horas liga por 15 minutos, e viaja sem incomodar a vizinha e/ou parentes!
090 096Os acessórios (canos, torneirinhas e adaptadores, microtubos etc) demorei mas achei: é coisa de centavos cada um e você consegue achar, por exemplo, na ‘Casa Agrícola’, rua Aroaba, 391 – do lado do Ceasa f.:(11) 3834.5959.

Mas se você prefere algo ainda mais simples, fiz um outro com garrafa PET para dentro de casa (3a foto): cortei a parte de baixo da PET, furei, inverti, coloquei tela de dengue e grampeei.

Assim, eu só reponho a garrafa, ao invés de ter que irrigar a planta.

O 3o método é ainda mais simples: cololquei na garrafa PET a própria torneirinha e pendurei na própria planta. Assim, você pode aguar uma vez por semana controlando a vazão das gotas e a planta não passa sede. No caso, pendurei na própria planta, mas fiz em outros vasos menores enfincando a garrafa junto a uma haste na própria terra.

Para mim, funcionou muito bem. Como tenho muito pouco tempo para cuidar das plantas esses métodos deram conta das que eu

095

tenho em casa. Espero ter

ajudado. Cheers!


101106

107

Anúncios

Sobre ricardonagy

USP/PUC-SP. Bacharel em Direito PUC-SP. Pós-graduando em Direito Civil pela EPM-TJSP. Bacharel e Licenciado Letras inglês/português USP. Pós-graduado em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação PUC-SP.
Esse post foi publicado em cidadania, curiosidades, dicas culturais e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Irrigação por gotejamento: automática e com garrafa PET. Método caseiro barato para manutenção de plantas.

  1. Pingback: Irrigação por gotejamento 3: colhendo os frutos. Uva Santa Helena, Marianeira e lágrimas de Cristo. Jardim na cidade. | Ricardo Nagy's Blog

  2. Pingback: Compostagem doméstica. Adubo orgânico. Como fazer. Prefeitura de São Paulo distribui 2.000 composteiras. | Ricardo Nagy's Blog

  3. Pingback: Garrafa PET para captar água de chuva com irrigação por gotejamento. Meio ambiente. Sustentabilidade. | Ricardo Nagy's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s